27.8.06

Educação integral


Já pensou se os jovens pudessem ter uma escola onde passassem boa parte do dia estudando, praticando um esporte, fazendo oficinas de arte (carpintaria, teatro, cerâmica, música, moda)? Já imaginou se estes jovens pudessem ter aulas do currículo normal em um turno e estas outras atividades no turno oposto, sendo também garantido a eles alimentação de qualidade, instalações decentes, biblioteca, computadores, laboratórios?
Já sonhou com uma escola onde os pais, a comunidade, os professores, coordenadores e a direção discutissem sobre métodos, conteúdos, projetos; uma escola onde todos aqueles que estão ligados a ela tivessem participação na construção das suas práticas e na sua manutenção?
Impossível?
Creio que não, basta olhar o exemplo do Centro de Ensino Experimental Pernambuco (CEEP), onde algo parecido está em funcionamento há mais de 15 anos, e onde os resultados demonstram que a repetência e a evasão desceram a quase zero, além de haver um maior compromisso com a escola, fazendo com que, por exemplo, a destruição do patrimônio inexista.
Educação de qualidade se faz assim - com idéias, perseverança e ação.
E você, o que acha?

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que vc percebeu a utilidade dos blogs, que, muito mais do q vitrines e diários virtuais, devem ser usados como utilidade pública, para disseminar idéias construtivas e interessantes. E, não acho, mas tenho certeza, que meu voto é seu em 2008! E conte comigo para qq coisa. bjos grandes!

Anônimo disse...

Se você prometer trazer O Rappa para salvador, mensalmente, eu voto em você. Risos. Beijos

Anônimo disse...

Ao ler que você pensa que os jovens de escolas públicas devem ter aulas do currículo normal, fico bastante contente, pois me incomoda o descaso dos governos com a educação pública. Não é fazer o que eles fazem, criando cursos disso ou daquilo (fazendo com que "alguém" ganhe dineiro com isso), e não pensando em melhorar, efetivamente, o ensino público. Meu voto já é seu.

Anônimo disse...

É incrível como, por mais que se discuta e se bata na mesma tecla sobre educação, no que se refere à sua importância e premente necessidade, nossos políticos e a própria sociedade, diga-se a verdade, continuam a deixar tal elemento em segundo plano. A boa educação, advinda de requisitos como escolas com boa estrutura, bons salários para os professores, uma maior política de apoio, envolvendo participação de comunidades e famílias, além do básico desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, esta educação deve ser o alvo não de um ou outro representante político, mas de todos, desde o chefe do Poder Executivo até o Vereador do nosso município. E as medidas devem ser urgentes, pois todo desprezo pelo futuro dos nossos jovens se transmuta em gerações perdidas condenadas às garras dos políticos e suas prisões/escolas do crime que fazem do nosso país a cada dia um grande picadeiro, e o pior, nós somos os palhaços. Portanto, EDUCAÇÃO JÁ. É isso que nosso provo precisa! Estou com Allysson 2008

Blogue com Allysson disse...

Comentários como esses tem sido, e serão sempre, meu grande estímulo a entrar nessa luta em defesa do ensino de qualidade, público e gratuito. Obrigado aos amigos.

Anônimo disse...

É a pessoa mais inteligente que eu conheço.
Que pena que não fui sua aluna por um ano,mas os 2 meses que convivi contigo deu pra conhecer a pessoa maravilhosa que é.

beijos meu eterno professor

Anônimo disse...

Allysson,
você é o MELHOR professor de história que eu já tive.Admiro sua inteligência,competência e seu bom humor!


adoro você coxinha com barba!=D


Beijos,

Geneth