Desde o aparecimento das primeiras denúncias contra o Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros, venho fazendo esse questionamento a mim mesmo. É claro que consultar a si mesmo quando não se sabe algo é uma demonstração de burrice egoísta, mas de todo modo vão aqui duas reflexões breves.
É certo que denúncia no Brasil, sobretudo no meio político, não acontece porque se quer um país livre das canalhices que aqui e ali existem. As denúncias são, antes de qualquer coisa, um instrumento para também se fazer política. As pressões sobre o governo são enormes e Renan é um dos reponsáveis por fazer o Legislativo referendar as ações do Executivo, daí o fato de ser um alvo importante para a parte da oposição que luta para desmoralizar e inviabilizar o governo Lula.
Igualmente certo para mim é o simbolismo da questão: Renan, em se confirmando as supostas falcatruas que ora lhe atribuem, na qualidade de Presidente e condutor do Congresso, é a sua imagem e semelhança - vendido, inoperante, corrupto e prejudicial à Nação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário